Leia este blog em:

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Por que é tão barato comprar pérolas em Margarita?

Pérolas cultivadas


Foram as pérolas e não o ouro que chamaram a atenção de Cristóvão Colombo. A exploração do potencial perlífero agravou a escravidão em Margarita, Coche e Cubagua, pois havia alta demanda no mercado de índios para o mergulho em busca de pérolas. A extração foi tão forte em determinados momentos históricos, que houve escasseamento de pérolas e os colonizadores abandoram algumas áreas, indo buscar pérolas em outras localidades (como aconteceu com a Ilha de Cubagua).

Hoje em dia o ponto forte no comércio em Margarita são as pérolas cultivadas (a ilha conta com forte produção de pérolas, o que faz com que o preço das mesmas seja bastante econômico). Além disso, a maioria  das pérolas que compramos a excelentes preços na ilha é de pérolas levemente ovaladas, o que as difere um pouco das pérolas normalmente valorizadas como jóias, uma vez que estas tem de ser perfeitas, sem a menor diferença entre umas e outras.

Assim sendo, tais pérolas (as margaritenhas) não teriam valor de jóias como tal. Mas nem por isso deixam de ser belíssimas (e são originais, não são de plástico! rs). E mais: quando utilizadas em colares, pulseiras e brincos, ninguém vai examinar as pérolas que estamos usando para averiguar se são 100% perfeitas ou não... então... aproveitemos!!! Elas são uma beleza, dão um estilo clássico e chique a qualquer visual e por este preço... Uma maravilha ao alcance de todas as mulheres!

Se você gosta de história, conheça um pouco mais sobre a "descoberta" e colonização destas terras venezuelano-caribenhas: http://a-venezuela.com/estados/nuevaesparta/cubagua/


2 comentários:

  1. Oi Mônica, enviei um e-mail ontem p seus dois e-mails solicitando informações, estou no aguardo!!
    Um abraço
    Pedro Virgílio

    ResponderExcluir