Leia este blog em:

terça-feira, 31 de julho de 2012

Que documentos são necessários para entrar na Venezuela?



Na hora de planejar uma viagem internacional é sempre importante estar atentos às normas para entrada em cada país, a fim de evitar futuras dores de cabeça.

A entrada na Venezuela como turista não exige maiores burocracias. Se você vem de avião (pode voar de TAM, GOL, COPA ou AVIANCA entre Brasil e Caracas), pode entrar no país apenas com o RG (tem que ser o RG tradicional, não servem carteiras profissionais ou militares). A obrigatoriedade do passaporte foi suspendida em 2011 (maiores informações aqui). Também já não é obrigatório tomar nenhuma vacina (para quem vem de avião).

Se você vem para a Venezuela de carro (maiores informações aqui), é preciso alguns documentos a mais:

a) Documento do carro, original e 3 cópias.

b) Se o proprietário do carro não é quem dirige o carro ou se o carro é emprestado, é necessária uma autorização em espanhol do proprietário do carro a quem for dirigir. Essa autorização deve ser reconhecida em cartório. Original + 3 cópias autenticadas.

c) 2 cópias autenticadas da carteira de identidade do proprietário do veículo.

d) Nada consta do DETRAN, original + 2 cópias autenticadas.

e) CNH do motorista, original + 3 cópias.

f) Passaporte do motorista, original + 3 cópias (os demais passageiros não precisam de passaporte, só com o RG podem passar).

g) Carteira de vacinaçao internacional contra a febre amarela com no mínimo 10 dias de antecedência à data da viagem.

h) Devem fazer, na fronteira, seguro internacional que cubra danos a carros de terceiros em território venezuelano (caso o seu seguro já cubra esses danos, não precisa fazer outro).


IMPORTANTE: Confirmem no DETRAN a documentação necessária antes de viajar! Pode haver alguma mudança.

No mais, uma excelente viagem a todos!!!

39 comentários:

  1. Oi Muny,qero sua ajuda,estou saindo de Manaus para Margarita em julho e gostaia de saber,um local seguro para fazer a troca do R$ para Bolivar ou Dolar,é preciso autorização para eu dirigir na Ilha?sendo q o carro ta no nome de minha esposa e se vc tiver outra dica importante eu lhe agradeço.Obrigado,ass:Davi\ [davipiloto@hotmail.com].

    ResponderExcluir
  2. Oi eu gostaria de uma informação minha filha de 4 anos brasileira vai viajar comigo que sou Venezolana e vamos viajar para Venezuela final de este ano ela entra com a certidão e autorização do pai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua filha tem a nacionalidade brasileira ou venezuelana? Geralmente, para as viagens internacionais, é necessário que a criança tenha documento com foto (passaporte ou RG, dependendo do país), além da autorização do pai, se ele não estiver viajando junto.

      Excluir
  3. tem como me informar quanto custa um pacote para 25 pesssoas, com hotel pago, guia turistico, refeições diárias?
    Ficarei grato se responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr. Eduardo!
      Varia bastante em função de qual é a cidade de saída dessas pessoas, a época do ano em que pretendem viajar, o hotel escolhido etc. Sugiro que por gentileza envie um e-mail para bienvenidatur@gmail.com e lhe passamos o orçamento completo para o pacote, ok?
      Até logo!

      Excluir
  4. Boa tarde,
    Qual a forma mais barata de ir para Ilha Margarita saindo de Boa Vista?
    Obrigada,
    Keila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Saindo de Boa Vista, a melhor relação custo X benefício é pegar um taxi até Santa Elena do Uairen e de lá pegar o vôo da Conviasa para Margarita (leva umas 2:30h de Santa Elena a Margarita). Maiores informações: bienvenidatur@gmail.com.

      Excluir
  5. Ola,
    Adorei seu blog, parabéns...
    Estamos programando uma viagem para margarita final de dezembro, saindo de manaus, gostaria de algumas dicas e se é seguro ir de carro até lá. Se você puder enviar umas dicas e um mapa agradeço imensamente... Dan.candeia@hotmail.com.
    Abraços.!!!

    ResponderExcluir
  6. Hola amiga gostaria de saber se o rg para entrar na venezuela também tem que ser de dez anos no máximo,conto com sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei diz que o RG tem que ter no máximo 10 anos. Recebemos muita gente com o RG mais velho que isso e não tem havido problemas, mas é sempre bom estar dentro da lei, pois não sabemos quando pode ser exigido.

      Excluir
  7. Muito importante as dicas que vc dá.

    ResponderExcluir
  8. Pra quem vai de boa vista para venezuela de ônibus, são os mesmos requisitos para quem vai de avião? apenas o RG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem entra na Venezuela via rodoviária, pode vir só com o RG (original) ou passaporte. Vai precisar também tomar a vacina contra a Febre Amarela pelo menos 10 dias antes da viagem e trocar o cartão nacional de vacinação pelo internacional. Boa viagem!

      Excluir
  9. Gostaria de saber,um local seguro para fazer a troca do R$ para Bolívar ou Dolar. E é preciso autorização para eu dirigir na Ilha?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. as melhores perguntas são respondidas via e-mail, que chato!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde..Vamos viajar para Margarita e queremos levar nosso neto... quais documentos serão preciso para levá lo? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde..Vamos viajar para Margarita e queremos levar nosso neto... quais documentos serão preciso para levá lo? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Existe algum voo saindo de manaus para margarita?

    Ou algo parecido? Não gostaria de ir via terrestre

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber,um local seguro para fazer a troca do R$ para Bolívar ou Dolar

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber o que e mais barato ir para amargarita de carro ou ir de onibos ate boa vista, e de boa vista outro onibus ou taxi ou avião . victor.emanuelll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber o que e mais barato ir para amargarita de carro ou ir de onibos ate boa vista, e de boa vista outro onibus ou taxi ou avião . victor.emanuelll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Boa tarde.
    Por favor gostaria da sua gentileza em me fornecer algumas informações, tendo em vista que estou pretendendo viajar em janeiro para Margarita, saindo de Manaus. Quero levar meu filho de 4 anos e 6 meses e estou com receio quanto a levá-lo. Vamos com um casal de amigos.

    Quero ir de onibus Manaus X Boa Vista, me disseram que é preocupante levar criança da idade dele por conta de que algumas crianças passam mal devido a altitude quando passam pelas montanhas, isso é verdade? E que pode ter alguma urgência.

    Você teria alguma recomendação quanto a isso?

    Também gostaria de saber com mais segurança qual o percurso, depois que chegarmos à Boa Vista.

    Agradeço desde já por suas orientações

    Abraços

    Sandra Fonseca

    ResponderExcluir
  19. Olá Mony ;) Boa tarde, estou todo programado com amigos e família para irmos dia 13 de janeiro agora a Venezuela de carro, porém, não encontro meu RG, e para tirar segunda via, a data para entregar irá ultrapassar a data que planejamos ir, mas tenho passaporte, habilitação, certidão de nascimento, cpf, carteira de trabalho e tudo mais de documentos pessoas, o problema é minha dúvida é se mesmo tendo todos esses documentos, o meu RG é imprensidivel ou algum desses meus documentos substitui a importância do meu RG para que eu possa entrar na Venezuela? Porque no todo eu já tenho tudo em mãos originais e quantidades corretas de cópias autenticadas para apresentação.

    ResponderExcluir
  20. boa tarde!!
    Continua assim hoje janeiro de 2016?

    ResponderExcluir
  21. Oi quem viaja e estar grávida e não pode tomar a vacina contra febre amarela pode viajar? E meu filho vão comigo ele tem 10 anos como consigo essa autorização?

    ResponderExcluir
  22. Oi quem viaja e estar grávida e não pode tomar a vacina contra febre amarela pode viajar? E meu filho vão comigo ele tem 10 anos como consigo essa autorização?

    ResponderExcluir
  23. Oi Mony,vou para Venezuela em Abril, e pretendo me casar lá, gostaria de saber se consigo pacotes de casamento assim que chegar lá. Você saberia me informar valores?

    ResponderExcluir
  24. Olá Mony,eu e meu noivo estamos indo em julho para Isla de Margarita, gostaria de saber se há possibilidade de casarmos no civil aí..

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber, se é verdade que não presisa da vacinação amarela para entrar em Caracas vindo de São Paulo de avião ,minha amiga se vacinou hoje e vamos de avião amanha ela está aterrorizada
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. oi mony gostaria de sabe se precisa o cartao de vacinal de febre amarela, tem como passa os orçamento dos pacotes de viagem.mail:diego_brueno_18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oiiii! Obrigado pelas dicas! Alguma dica pra pra conseguir passagens mais baratas pra Caracas?

    ResponderExcluir
  28. Oiii! Obrigado pelas informações! Tens alguma dica para conseguir passagens mais baratas do Brasil para Caracas? (moro em Recife - acho que o mais barato é sair do Rio, né?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo seu comentário!
      As cias. mais em conta tem sido COPA E AVIANCA.
      Um abraço!

      Excluir
  29. indo de carro posso levar chocolates e coisas que amigos queiram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pode sim, só fique de olho nas quantidades de um mesmo produto, pois há limites.
      Um abraço e boa viagem!

      Excluir
  30. estou pensando em ir de carro para a venezuela e quero levar coisas para presentear amigos e tem outros que estao pedido para levar coisas,tem algum problema?

    ResponderExcluir